quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Remédio contra Câncer de Mama em Estágio Avançado já pode ser Vendido no Brasil



O Tykerb, medicamento que promete dar esperança a pacientes com câncer de mama avançado, já pode ser comercializado no Brasil, de acordo com notícia divulgada pela GloboNews. Nesta quarta-feira, a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), do governo federal, aprovou o preço de fábrica do remédio: R$ 3.377,66, podendo chegar a até R$ 4.492,17 para o consumidor. O Tykerb (ditosilato de lapatinibe), que já é comercializado nos Estados Unidos, é usado em tratamento contra tumores mais agressivos, que atingem de 20% a 30% dos pacientes com câncer de mama, principalmente as pessoas mais jovens.
Estudos mostram que a inclusão da droga no tratamento pode aumentar o tempo de controle do tumor de quatro para oito meses, o que é considerado pelos médicos um bom avanço. " A novidade é um avanço para tornar a doença menos fatal, mas não significa a cura (Inca) ".
O Tykerb esteve associado a relatos sobre a redução na fração de ejeção do ventrículo esquerdo (LVEF). Recomenda-se cuidado na administração do Tykerb a pacientes com insuficiência cardíaca pré-existente, incluída a angina descontrolada ou sintomática, arritmias ou a insuficiência cardíaca congestiva. A LVEF deverá ser avaliada em todas as pacientes antes e durante o tratamento com o Tykerb. Recomenda-se cuidado na administração do Tykerb a pacientes com insuficiência hepática grave, devido à maior exposição sistêmica ao medicamento. O Tykerb aumenta o intervalo QT em algumas pacientes. Realize um ECG e o monitoramento de eletrólitos.

Nenhum comentário: